Das ruas para a sala de aula: práticas de multiletramentos no ensino fundamental a partir do gênero slam poesia

Renata Ferreira Costa

Sobre o projeto

Das ruas para a sala de aula: Práticas de multiletramentos no ensino fundamental a partir do gênero slam poesia oferece um caderno pedagógico que integra o gênero textual slam poesia ao cotidiano escolar. Voltada para professoras(es) que desejam enriquecer suas práticas de ensino, a obra apresenta uma sequência didática detalhada para o desenvolvimento da produção escrita e da expressão oral, alinhada aos pressupostos da Pedagogia dos Multiletramentos e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com um enfoque teórico e prático, o livro explora as origens do slam poesia, seu caráter performático e crítico, e propõe oficinas que incentivam a criatividade, o pensamento crítico e a autoconfiança das(os) estudantes. Através da leitura, análise e escrita criativa, a proposta fomenta um ambiente de aprendizado significativo, onde as(os) jovens podem explorar suas vozes e compreender o impacto transformador da palavra na sociedade.

Ideal para educadoras(es) que buscam conectar a sala de aula às experiências e narrativas urbanas, esta obra é uma ferramenta essencial para promover a inclusão, a diversidade e o protagonismo juvenil por meio da arte e da educação.

Especificações técnicas
  • Editora Códice
  • Idioma Português
  • ISBN 978-65-86874-22-8
  • Número de páginas 102
  • Ano de publicação 2025
  • Assunto Educação
  • Projeto Gráfico Germana Gonçalves de Araujo
  • Editoração eletrônica Germana Gonçalves de Araujo
  • Prefácio Cynthia Agra de Brito Neves
  • Revisora Juliana Cecci Silva
  • Participam da obra Anne Souza, Graziella Rollemberg, Graziele Santos Martins e Larissa Farias Santos
Sobre o autor

É professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de coordenadora de pesquisa da mesma instituição. É líder do Grupo de Estudos Filológicos em Sergipe (GEFES/CNPq).
É autora, dentre outros, dos livros Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas, Letramento Acadêmico e Gamificação e jogos nas práticas de leitura e análise linguística.

Das ruas para a sala de aula: práticas de multiletramentos no ensino fundamental a partir do gênero slam poesia