Das ruas para a sala de aula: práticas de multiletramentos no ensino fundamental a partir do gênero slam poesia
Renata Ferreira Costa
Renata Ferreira Costa
Das ruas para a sala de aula: Práticas de multiletramentos no ensino fundamental a partir do gênero slam poesia oferece um caderno pedagógico que integra o gênero textual slam poesia ao cotidiano escolar. Voltada para professoras(es) que desejam enriquecer suas práticas de ensino, a obra apresenta uma sequência didática detalhada para o desenvolvimento da produção escrita e da expressão oral, alinhada aos pressupostos da Pedagogia dos Multiletramentos e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Com um enfoque teórico e prático, o livro explora as origens do slam poesia, seu caráter performático e crítico, e propõe oficinas que incentivam a criatividade, o pensamento crítico e a autoconfiança das(os) estudantes. Através da leitura, análise e escrita criativa, a proposta fomenta um ambiente de aprendizado significativo, onde as(os) jovens podem explorar suas vozes e compreender o impacto transformador da palavra na sociedade.
Ideal para educadoras(es) que buscam conectar a sala de aula às experiências e narrativas urbanas, esta obra é uma ferramenta essencial para promover a inclusão, a diversidade e o protagonismo juvenil por meio da arte e da educação.
É professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de coordenadora de pesquisa da mesma instituição. É líder do Grupo de Estudos Filológicos em Sergipe (GEFES/CNPq).
É autora, dentre outros, dos livros Multimodalidade e Práticas de Multiletramentos no Ensino de Línguas, Letramento Acadêmico e Gamificação e jogos nas práticas de leitura e análise linguística.